segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jornalistas como moeda de troca

Achei um absurdo a condenação das jornalistas americanas na Coréia do Norte condenadas a 12 anos de prisão com reeducação pelo trabalho. As jovens repórteres Euna Lee e a sino-americana Laura Ling, foram detidas no dia 17 de março por terem cometido "atos hostis", segundo Pyongyang, e pela entrada de forma ilegal no território norte-coreano. Ambas foram condenadas a 12 anos de prisão (reeducação pelo trabalho) na Coréia do Norte por terem entrado ilegalmente no país.
A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI) expressou dúvidas sobre o direito das repórteres a um processo justo. Para analistas, o regime stalinista norte-coreano pretende utilizar as duas jornalistas como moeda de troca para pressionar o governo Obama a estabelecer negociações diretas entre os dois países. As sentenças, mais duras que o esperado, foram emitidas em um contexto de tensão internacional desde o segundo teste nuclear da Coréia do Norte, realizado no dia 25 de maio e condenado pela ONU.
Os jornalistas que desejam entrar na Coréia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, devem solicitar um visto especial, raramente concedido, e são estreitamente vigiados durante a permanência no país.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário