quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Liberdade de imprensa nas palavras do presidente

Nesta semana o tema Liberdade de Imprensa foi mais uma vez foi comentado pelo presidente Lula. Ele, que está em Nova York declarou que : "liberdade de imprensa pressupõe o aumento da responsabilidade de todos para que possamos conviver com ela".

Lula utilizou um discurso na mesma linha, quando fiéis e pastores da Igreja Universal moveram ações contra jornais e jornalistas que escreveram reportagens investigativas sobre o crescimento do patrimônio da igreja. Na ocasião o presidente Lula disse não ver nisso uma ameaça à liberdade de imprensa.

De acordo com o presidente, "liberdade de imprensa pressupõe a imprensa escrever o que quiser (...). Mas pressupõe também que a pessoa se sentir atingida vá à Justiça para provar a sua inocência. Não pode ter liberdade de imprensa se apenas um lado achar que está certo. Então, liberdade de imprensa pressupõe uma mistura de liberdade e responsabilidade. As pessoas escrevem o que querem, depois ouvem o que não querem”.

Em relação à divulgação de informações por grampo, Lula foi enfático: "Liberdade de imprensa não pode pressupor que alguém possa roubar informações e elas possam ser divulgadas sem que a pessoa que tenha roubado fique impune, porque senão você terá dois tipos de cidadãos no Brasil: um que estará subordinado à Constituição e à legislação, e um que pode tudo.

Bonitas palavras presidente, se na verdade não escondessem um “defendo a liberdade de imprensa até certo ponto”. Camuflar a liberdade de imprensa, não é justo nem honesto. Particularmente não defendo que o culpado fique impune, mas que existam órgãos competentes para tal. E com certeza, não é governo que deve ditar o que a imprensa deve ou não publicar. Isto seria um retrocesso.

Raquel Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário