sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Grampeando a liberdade de imprensa

Os recentes acontecimentos de denúncias à grampos ilegais envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, parlamentares e ministros de Estado repercutiu largamente na imprensa.
Para inibir ações deste tipo, o Governo enviou ao Congresso Nacional proposta que visa endurecer as penas para quem "praticar, vazar e divulgar grampo telefônico ilegal".
Mas a divulgação da notícia, como por exemplo, a denúncia de um crime que foi descoberto através de grampo telefônico e divulgado por terceiros para jornalistas, deve responsabilizar a imprensa? Mas o papel dela não é justamente este, informar a população?
Se um jornalista receber uma denúncia, checar e divulgar esta notícia, também estará praticando crime?
Ora, responsabilizar o jornalista pela divulgação do fato não seria punir o meio e não a origem do problema?
Pára tudo que eu quero descer! A atuação da imprensa na divulgação destas denúncias não deve ser discutida pelo governo e sim pela própria categoria, pois entrará na questão da ética profissional.
A liberdade de imprensa não pode ser tolhida de uma forma tão insensata. A divulgação da notícia por si só, neste caso, não é responsabilidade da imprensa e sim de quem divulgou a informação. O papel da imprensa é promover o debate público, informar, prestar serviço à população. Não é o governo quem deve definir regras para a imprensa ou correremos o risco de voltar à ditatura e suas censuras absurdas.
O projeto começou a tramitar no Congresso nesta sexta-feira. É preciso que ao menos uma vez, os parlamentares tenham bom senso na avaliação desta proposta. Ou muitos crimes deixarão de ser denunciados à sociedade e os verdadeiros responsáveis continuarão impunes.
Raquel Duarte

2 comentários:

  1. Prezada Raquel,
    Pois é ,mas vejo que nossos parlamentares só pensam neles ,não naqueles que um dia colocaram eles lá. Aliás ,eles só pensam no povo em época de eleições!

    ResponderExcluir
  2. Se voce precisa fazer uma escuta telefonica de celular, conheça o Celular espião ou Móvil espia que confeccionamos há dois anos no Brasil. Com este aparelho de celular voce pode ouvir conversas em tempo real ou mesmo gravá-las e enviar elas para o e-mail. Tudo de forma oculta e imperceptível. A única forma de realizar um grampo de celular de maneira legal. Até o ano de 2009 nunca foi possível que uma pessoa pudesse realizar este feito, mais agora voce já pode comprar um celular pronto grampeado e presentear a pessoa que voce precisa espionar.
    http://www.escutatelefonicacelular.com

    ResponderExcluir