segunda-feira, 2 de maio de 2011

A morte de Osama Bin Laden

Sim, senhoras e senhores, dizem que um dos maiores terroristas do mundo foi morto neste domingo. Bin Laden teria sido morto no 1º de maio,  durante o ataque dos EUA a uma mansão em Abbottabad, cidade militar a duas horas de Islamabad, capital do Paquistão. De acordo com o que foi divulgado na imprensa, o exame de DNA confirmou a morte do líder da Al Qaeda. "The game is over" para o homem mais procurado pelos EUA?

Não sabemos. As informações em doses homeopáticas para a imprensa me deixam instigada. Algumas justificativas americanas para fatos que poderiam facilitar a credibilidade da notícia são nebulosos o suficiente para alimentar vários questionamentos. Por que dificultar o acesso as comprovações do fato?

Enterrar o corpo no mar, sob a justificativa de seguir rituais locais, é no mínimo, questionável. Justo no momento máximo, que o mundo clama por imagens do terrorista, somem com o corpo? Enterrá-lo no mar é o mesmo que desaparecer com o cadáver, ou não? Ou será que outros países podem ter acesso ao corpo e realizar exame de DNA ?

Estranho também é o controle da divulgação de imagens do fato. Segundo publicado na imprensa, não divulgaram as imagens de Bin Laden morto por serem consideradas chocantes demais ao público.Sério? Por acaso não é algo extremamente esperado por milhares de pessoas? Essa justificativa só pode ser uma piada  mau gosto, só pode ser!


E quanto a foto divulgada de Bin Laden supostamente morto? Não é preciso ser especialista para estranhar aquela imagem. A boca entreaberta do terrorista da mesma forma que já apareceu em outras imagens, os olhos esmagados (ou sei lá o que é aquilo), falta de definição da imagem. Olha, não sei não. Tudo para mim é no mínimo, suspeito.

E quanto ao povo comemorando nos EUA? Tudo bem, muitos queriam a morte de Bin Laden, mas pouco depois da divulgação apenas jovens nas ruas? Um grupo aparentemente tão uniforme que me sugeria a militância de algum partido político. Será? Estranho.

Vamos lá, estamos no início e os fatos só começaram a aparecer. Demos então, tempo ao tempo. Como toda notícia, os detalhes são desvendados posteriormente. Pelo menos, assim espero. 





12 comentários:

  1. Rcky, adorei o texto... Fico a pensar sobre todos os enredos que os EUA já nos lançaram...Este não será mais um? De fato, tudo é muito estranho...Rezemos para qq avanço do Julian Assange, pois, senão, seremos torturados com mais uma década de produtos cinematográficos a partir desta argumentação ( e viva a cultura americana!). Até a minha cadelinha, a 'Foca', já sabe...Não há mortes sem corpo - o Grissom do CSI já falava isso nas primeiras temporadas da série! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Raquel entendo perfeitamente o seu ponto de vista, afinal eu vivi no Brasil por muitos anos antes de viver nos EUA. Eh virtualmente impossivel entender a politica de outro governo sem conhecer sua historia e a sua Constituicao!...Nos Estados Unidos o Congresso tem mais poder do que o presidente dos Estados Unidos. O Congresso eh formado do Senado e a Casa dos Representativos. Pode ter certeza de que se esta operacao nao fosse verdadeira assim como eu estou te escrevendo agora o Congresso ja teria deposto ele do poder. Isto significa que podemos imaginar que na Casa Branca foi preciso que eles testificassem com seus proprios olhos, literalmente falando, se voce poderia pensar nesta situacao e compreender que um outro estaria pronto para assumir a presidencia da Republica, sem contar George Bush, Mitt Rommey e McCain que adorariam ver o corpo pessoamente...Diferente do Brasil que mostra tudo ate o que nao deve, os Estados Unidos jamais vao mostrar imagens graficas neste nivel e conteudo. Primeiramente aqui se respeita muito os direitos humanos, e nem um animal eles mostram sofrendo diante das cameras, quanto mais um filho de Deus. Sim ele era mal, mas nao deixa de ser um filho de Deus e nos nao nos regozijamos com a morte dele mas com a justica que foi feita por milhares de outras vidas que ele tirou.
    Uma coisa que nos Brasileiros desconhecemos e o respeito e isto aqui se eh levado a serio, da mesma forma que os valores aqui sao preservados e a fundacao deste pais esta nos fortes valores baseados no direito de cada ser humano em adorar quem quer que eles queiram adorar. Este foi o porque do respeito, primeiramente da vida dele, pois o valor das almas eh grande na vista de Deus. A Contituicao Americana foi inspirada por Deus e isto e o porque este pais se tornou uma grande nacao.
    Agora se o mundo especular ou nao este fato eles podem tirar o cavalinho da chuva, pois os Estados Unidos nao iram divulgar mais do que foi divulgado.
    Eu entendo voce, se algo parecido estivesse acontecido no Brasil todo mundo iria duvidar. Sim nos Brasileiros vivemos desconfiados, na duvida e na confusao. E isto eh um sentimento horrivel, ja passei por isto. Estando aqui o sentimento e TOTALMENTE diferente, EU SEI que os governantes aqui jamais deixariam algo desta magnitude passar sem ter sido revistado por cada membro do Congresso, cuja uma das funcoes eh de retirar qualquer fraudolento do poder.
    Eu sei que ai no Brasil vcs. estao sempre vendo no Jornal Nacional questoes internas em que o Obama decretou e nao foi vigorado...Sabe por que? Porque o Congresso nao apoiou aquelas decisoes dele, vc. acha que simples questoes como aquelas sao recusadas, algo magnificente como isto nao seria questionado da veracidade primeiro?
    Como estava dizendo o sentimento vivendo aqui e bem diferente, nao preciso ter nenhuma duvida, na Casa Branca ja fizeram o trabalho por mim.
    Falando no Congresso novamente, que tem mais poder que o presidente...Alem do Senado tem a casa dos Representativos. EU TENHO UM REPRESENTANTE dentro do Congresso, cada pessoa tem seu representante e se eu estou insatisfeita com alguma coisa, somente um exemplo, leis trabalhistas, eu contato pessoalmente este Representante dentro do Congresso e ele vai expor minhas preocupacoes e fazer algo a respeito para solucionar o problema. Em outras palavras, O POVO GOVERNA AQUI!

    ResponderExcluir
  3. O presidente, eh o "Commander and Chief" ou seja ele e o comandante maximo das forcas do exercito e da inteligencia maxima Americana, e somente ele pode dar ordem de ataque. Amiga pode ter certeza que os que estao concorrendo a eleicao o ano que vem, a Hilary Clinton e companhia limitada, tambem do mesmo partido dele seriam os primeiros a desmascarar ele, desse modo tirar ele do caminho na concorrencia presidencial na proxima eleicao. E a oposicao nem se fala!
    Como eh bom o sentimento de clareza, mas nao o de incerteza e confusao.
    Para finalizar, nao sou do partido do Obama, nao voltei nele nem nunca vou voltar, mas ele eh meu presidente e eu respeito suas decisoes e por quanto tem dirigido esta nacao em retidao.
    Espero que o mundo um dia venha entender esta reverencia e a importancia de que cada pais tem seu direito de conduzir suas acoes politicas governamentais. Se isto ainda for dificil de entender basta pensar, quanto mais for divulgado este assunto mais se perde de vista o proposito. Muita exaltacao no assunto traz vangloriar certamente, pior que isto puxa uma nacao para o buraco, pois os inimigos estao a espreita e eles dariam tudo para descobrir as estratagemas usadas com mais detalhes.
    Em relacao aos jovens que festejavam diante da Casa Branca; nao sei se vc. sabia, mas eram mais ou menos 2:00 da manha, certamente a populacao mais jovial teria mais estamina para levantar da cama, se muitos nao estariam ainda acordados. Como vc. se sentiu a 10 anos atras vendo aquelas milhares de pessoas morrendo na sua frente, ao vivo, numa imagem de televisao, queimadas vivas? Outras pulando das torres gemeas para nao serem queimadas vivas? Homens e mulheres ligando para suas familias e dando o ultimo adeus? Esposas chorando ao ouvir quanto seu marido os ama e que ele esta indo embora, e os filhos que tiveram que presenciar tudo isto?...Foram quase 3000 pessoas que morreram naquele dia.
    Num dos avioes que foi sequestrado pelos terroristas os passageiros lutaram com os terroristas, ainda que eles estavam armados ate os dentes e fez todo mundo refem. Os passageiros sabiam que o aviao estava sendo conduzido para Washington, para a Casa Branca, e sabe o que eles fizeram? Atraves de sinais e mensagens nao verbais, nao se sabe como conseguiram chegar ate a cabine e lutaram com os terroristas, lutaram tao heroicamente que conseguiram desviar da rota o aviao que era para cair na Casa Branca. Eles deram suas vidas mas salvaram o presidente e outras milhares de pessoas naquele dia...Eu chorei vendo tudo isto e todas aquelas pessoas que voce viu festejando choraram muito tambem!...Que possamos usar um pouco de empatia, nos colocar no lugar e respeitar as alegrias e as tristezas, pois sentimentos sao inquestionaveis!
    Bjs amiga!

    ResponderExcluir
  4. Ooops, so ratificando, quando eu mencionei do respeito a vida dele, aquela foi boa neh?! O que eu quis dizer "foi o respeito pela tradicao dele", o que seja o que foi...Deste modo ainda que eles tiraram a vida dele de acordo com a lei e a justica todavia respeitaram seus direitos humanos, e o de adorar o que bem quiser. Quem vai julgar ele e Deusm quando se encontrar com ele, eles so antecipamos este encontro!

    ResponderExcluir
  5. Sim, saiu pela tangente, ok, mas quanto às discrepâncias dos fatos, noticias fotos e linguagem usada você como profissional da área poderia ser mais contundente, pois se parece filme de ficção para nós mortais para você deve ficar mais claro, então vocês da área poderiam ser mais expressivos quanto ao conteúdo técnico de como esta sendo passadas as informações, afinal podem afirmar e não apenas deixar-nos em mesma situação ao ler tais noticias.

    Quanto à questão do povo nas ruas dos EUA, rende mais material, um deles é o questionamento: Comemorar entre jovens e crianças a morte bárbara de uma pessoa- que construção de mundo é este, essa é a proposta de viver norte- americano?

    Sobre a face apenas terrorista do tio Bin Bin- é pouco para expressar o cara- fica aquele caso do Hitler, o cara é maluco, e de doido Bin Bin não tinha nada.

    Agora a campanha dos EUA é via criação de material para a grande massa, é criar confusão e passar ares de mentira a toda a relação que Bin Laden tem com o governo americano e sua política mundial-outro tema forte, alem do ganho de grana com a morte do cara.

    Adorei o novo nome!

    Moa Cerqueira.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo...
    É indiscutível o quanto aprecia a cultura americana! Respeito a sua visão...Mas daí a defender os EUA como se fossem a representação mais clara de 'Jesus'? Caso não houvesse interesses obscuros na política americana e participação arbitrária na política internacional metade das denúncias não existiriam e a participação do país em organizações como a ONU e outras seri dividida, e não tratariam nações como partes de um grande feudo...Essa história tem muitos outros desdobramentos, só não feche os olhos para constestações porque o não enxergar é um caminho mais fácil de se seguir e, de fato, mais feliz!

    ResponderExcluir
  7. Entendo o porque da polêmica em relação a morte de Bin Laden!!Mas numa nação acostumada com o militarismo, a conseguir se impor pela propaganda, pela dominação através da força política e das relações comerciais é claro que teria que ser uma situação nebulosa!! Mesmo porque a intromissão no Oriente se deveu a questões nada nobres! De onde vem essa arrogância para invadir e interferir em nações alheias?? De onde vem esse direito de decidirem quem são os bons e os maus?? Não estou dizendo que os vietnamitas, nem os soviéticos, nem Saddam e muito menos Osama sejam inocentes e nem que era o que o mundo tinha de melhor pra nos apresentar, mas se os "baluartes da liberdade" tem interesse no bem mundial porque jamais aventaram a possibilidade de interferir nas ditaduras latino-americanas dos anos 70 e 80 e nem nos países africanos onde impera até hoje a miséria e a barbárie entre outros locais onde sua interferência poderia ser positiva e produtiva?? Curiosamente a notícia vem em boa hora já que o enfraquecimento do Tio Sam se torna cada vez mais visível! Com sua economia andando de lado, sua moeda desvalorizada, sua dívida interna e desemprego batendo recordes e com a divisão de poderes nas relações internacionais cada vez mais fragmentada, é um fato a se comemorar a vitória do "bem" contra o "mal". Mas nessa estória não consigo honestamente enxergar onde estão os bons!! Cada um que veja da maneira que desejar mas eu só consigo ver mais um capítulo da novela em que o poderoso que está em maus lençóis aproveita-se de um fato para desenvolver uma trama em que tenta atrair aliados, capitalizar simpatias, ocultar suas mazelas e obter ganho a qualquer custo!! Mas...assim caminha a humanidade!!! E se Deus tiver participação nisso tudo... God bless America!!! O POLÊMICO!

    ResponderExcluir
  8. Opa, é isso aí! Me diz quem é você, Polêmico

    ResponderExcluir
  9. Sou polêmico e tbm misterioso... O POLÊMICO!

    ResponderExcluir
  10. Rack, parabéns pelo blog, adorei.
    só estou com uma duvida....a tal da equipe "seal" preparada com cursos na Nasa, armada até os dentes, entrou na casa e matou um homem doente, desarmado, sem resistência. O cenário era muito perigoso, além de uns três guarda-costas de Bin Laden, muitas mulheres e crianças... É...REALMENTE FOI UMA ULTRA MEGA SUPER OPERAÇÃO.

    ResponderExcluir
  11. Quel ótimo texto é realmente tudo muito suspeito, esperamos cenas dos próximos capítulos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Bom, rolaram muitas divergências, mas poucas certezas. Queremos sempre acreditar no melhor, nas boas intenções e propósitos nobres - o que de fato pode ser até legítimo (às vezes) - mas, neste caso específico da divulgação da notícia da morte de Bin Laden, cabe à imprensa não somente divulgar, mas questionar e apurar os fatos.

    E quanto ao expectador, é preciso fomentar o mínimo de questionamento, de incerteza, de pensamento produtivo.
    Nem vou entrar no mérito da discussão de países desenvolvidos e em desenvolvimento, e todas suas leis evolutivas ou arcaicas e seu tratamento com o cidadão. Não é este o cerne da questão, mesmo porque, não creio que haja governos perfeitos, tão pouco com própositos voltados unicamente para o desenvolvimento da nação. Esta questão, deixemos de lado. O que pretendi provocar, foi exatamente a reflexão do fato, e a importância do questionamento em tudo que nos é apresentado. Seja você inserido em um partido político ou agregado em alguma religião, não acredite em verdades absolutas. Um beijo carinhoso a todos que participaram dos comentários deste post e continuem partipando. É assim que evoluem as ideias.

    ResponderExcluir